Nossa história
“É preciso saber viver”, deixou escrito Nelson Merola, fundador do Grupo Maqnelson, em um pedaço de papel eternizado na memória. Visionário, um homem a frente de seu tempo, com muita coragem, determinação e uma capacidade memorável de superar desafios, mostrou com sabedoria e persistência que com muito trabalho e ousadia é possível construir uma história de sucesso.
Em 1958, inicia as suas atividades com a força e garra de um mineiro, que decidiu que iria transformar a sua realidade em uma pequena cidade no interior de Minas Gerais.
Nelson Merola plantou em Araguari as primeiras sementes da confiança, compromisso e do empreendedorismo, com o empenho de trabalhar para servir as pessoas, o que transformaria cidades de Minas Gerais e de Goiás em terrenos de suas realizações e conquistas.
Dono de um posto de combustíveis que, naquela época, levava o seu nome “Posto Nelson”; Nelson Merola acreditava que poderia ir muito mais longe do que fornecer combustíveis e que era possível levar a região ao topo do Brasil e transpor as fronteiras do mundo.
Sempre atento e acompanhando o crescimento do país no setor agrícola, vislumbrou oportunidade na compra e venda de equipamentos para o mercado do agronegócio e assim começou a prosperar junto aqueles que da agricultura tiravam o seu sustento.
Aos poucos esse novo negócio foi ganhando estrutura e visão estratégica, se sobressaindo às vendas de combustíveis, até que em 1964, a primeira unidade “Maqnelson Agrícola” ganhou forma e endereço certo: na Rua Rui Barbosa, nº151.
Se as paredes dessa primeira unidade falassem, contariam as mais belas histórias de luta e perseverança de um homem que acreditou e plantou as primeiras sementes, para o que mais tarde se tornaria um Grupo Empresarial sólido, comprometido com o crescimento dos seus clientes e do País, trazendo em sua essência a proposta de crescer juntos, uma vez que inspirar pessoas a inovar é contribuir para o desenvolvimento.
Os anos se passaram e o Grupo Maqnelson cresceu, conquistou abrangência e fez história ao longo de mais de 65 anos inovando por gerações, tendo como alicerce o legado de valores primordiais de seu fundador: Comprometimento, Humildade, Inovação e Colaboração. Esses valores têm sido seguidos por seus colaboradores e por seus sucessores, afinal o grupo já está sendo liderado pela terceira geração.
Atualmente o Grupo Maqnelson emprega diretamente mais de 500 pessoas, contribuindo com a produção brasileira de alimentos, bem como para o avanço da produtividade e eficiência no campo e na cidade, além de desenvolver ações sociais e ambientais em prol da comunidade.
O Sr Nelson Merola deixou muitos ensinamentos, e seus provérbios inspiram os negócios do Grupo.
Nelson Merola – “Se somos do tamanho do que pensamos, por que não pensar grande?”
1958
1974
1976
Acontecia em 20 de fevereiro de 1976, o início da parceria entre o cidadão Goiano e Maqnelson.
Acreditamos juntos, trabalhamos juntos e ampliamos juntos, nossas esperanças de que a agricultura além de alimentar o povo, garantia e garante o crescimento e progresso do individuo, das cidades, dos Estados e do Brasil.
Em 1988 as instalações na Avenida Modesto de Carvalho,1880, com a ampliação do espaço físico, da capacidade de estoque de peças de reposição e da equipe que trabalhou com qualidade e compromisso com o fornecimento de soluções em produtos e serviços agrícolas. A administração da Central de peças genuínas, em Itumbiara, garantiram ao cliente a certeza de adequação do maquinário às suas necessidades e ao seu tempo de atuação no campo, independente de hora e lugar.
1982
A região tinha a economia baseada na pecuária e agricultura, sendo esta a mais importante atividade, com um rebanho bovino levantado principalmente para o leite.
O café abrangeu uma área plantada de aproximadamente 70.000 mil hectares sendo o maior produtor do Estado. A produção no município estendia-se, ainda, ao cultivo de milho, soja, feijão, algodão, arroz, batata inglesa, banana, mandioca, cana-de-açúcar, frutas e hortifrutigranjeiros, que abasteciam ao CEASA de Uberlândia e eram levados para São Paulo, Paraná, Manaus e Rio de Janeiro em sua maioria.
As instalações da Avenida Faria Pereira, 1649, eram simples, porém comportavam os valores e princípios de trabalho com competência, honestidade, progresso e comprometimento com o agricultor e pecuarista. Esta parceria garantiu a ampliação das instalações para o endereço Av. Faria Pereira, 916.
Hoje podemos afirmar que quando nós propusemos em 1982 a convidar os agricultores da região de Patrocínio para “tomar um cafezinho“ conosco, sempre foi nossa intenção estabelecer um vínculo de respeito e confiança nesta parceria.
1989
Desde 1976 a Maqnelson já atuava e conhecia a região, através da atuação da Maqnelson Itumbiara.
Expandir suas instalações até a Unidade Goiatuba, em 15 de janeiro de 1989, foi uma resposta da empresa à confiança, que os clientes agropecuarista, demonstraram.
As culturas de milho, cana, feijão e soja sendo economia forte da região, foram nossos focos de ação e atenção.
A continuidade de mudanças e ampliações físicas da Unidade Maqnelson Goiatuba são a resposta às exigências e solicitações dos clientes.
A equipe que representa esta unidade de trabalho confirma os valores e objetivo de trabalho da empresa.
1989
Com a implantação do cultivo de soja e a modernização das culturas de milho, feijão e arroz, aconteceram grandes transformações na estrutura produtiva.
Assim, essa região assumia importância estratégica para o desenvolvimento de uma agricultura comercial moderna de alta produtividade.
Entre os fatores que contribuíram para esse fenômeno, a construção da BR-050 ligando a nova capital a São Paulo fez com que Catalão se inserisse neste dinamismo, o que integrou o município aos grandes centros econômicos do país, gerando então, uma multiplicação de fluxos de pessoas e mercadorias.
Um outro fator foi a exploração de jazidas de minérios, que atraiu empresas mineradoras para Catalão na segunda metade da década de 1970.
Dessa forma, a região foi escolhida por empresários, pela localização geográfica e aspectos físicos, que em conjunto, foram fatores determinantes para atividades de agricultura mecanizada e irrigada.
A estrutura da produção existente, que era baseada na pecuária e na agricultura extensiva com bases tradicionais, cedeu lugar às novas culturas mecanizadas de soja e milho.
19 de julho de 1989 - Unidade Maqnelson Catalão e Região - na Rua José Marcelino, 1135.
A Maqnelson em sua proposta de inovação sempre procurou regiões onde o trabalho transforma e caracteriza o progresso. Trabalho e confiança são nossas ferramentas diárias.
Chegamos a Catalão em 1989 e em 2003 as instalações foram transferidas para Rua José Marcelino, 1311 para satisfazer às exigências de nossos clientes.
1999
Uberaba, sempre foi conhecida no Brasil e pelo mundo como a terra do Gado Zebu. Desde o seu primórdio há mais de cem anos, que o gado já fazia parte da economia Uberabense. A pecuária fazia história e continuava soberana até meados da década de 60.
Aos poucos, foram surgindo outras empresas e aconteceu então, uma diversificação econômica. Com isso, atualmente Uberaba tem uma configuração um pouco diferente, já que antes, a economia era basicamente ligada à pecuária, hoje o município trabalha a terra, com pensamento voltado também para a agricultura, e é o maior produtor de milho, soja, leite e cana dentro do estado de Minas Gerais.
Em outubro de 1999 a Maqnelson estendia suas atividades e atenção a Uberaba e região. Trabalhamos em cada região com os mesmos valores e princípios da empresa, porém com o foco e atenção a cada cliente em suas necessidades individuais e particulares.
Em 13 de outubro de 2006 nossos clientes de Uberaba e região ampliam juntamente com nossa equipe, nossos desejos de participar do crescimento da cidade e região: inauguramos as instalações próprias da Maqnelson, na Avenida Edílson Lamartine Mendes, 1060.
2002
Expandir a atuação Maqnelson à região de Frutal foi também demonstrativo da historia de confiança na região do Pontal do Triângulo, que se caracteriza pela especificidade de produção considerável de cana, soja, milho e pecuária.
Em 2 de setembro de 2002, na Avenida Presidente Juscelino Kubitschek 1245, a Maqnelson estabeleceu suas instalações comerciais, para criar um vínculo de confiança e parceria com agricultores, pecuaristas e moradores da região.
Em novembro de 2008 as instalações da Maqnelson serão ampliadas chegando ao dobro do tamanho da estrutura original, para atender ao desenvolvimento da região.
Os valores desta conquista solidificam os laços criados entre a equipe Maqnelson com seus clientes e fornecedores, firmando o compromisso de ser cada dia melhor.
2003
Atendimento com qualidade é o objetivo diário da empresa Maqnelson. E qualidade significa proximidade com o homem do campo, que tem exigências cada dia mais fundamentadas.
A unidade Maqnelson Patos de Minas consolida o compromisso da empresa com os clientes agricultores de café, cana, soja, milho e hortifrutigranjeiros.
As culturas diversificadas exigem a cada dia mais investimentos da empresa em treinamentos e qualificação da equipe, para estar apta a acompanhar os clientes em suas necessidades específicas. Trabalhamos com foco no cliente.
2008
A história de Quirinópolis no século XIX, época ainda em que parte do sudoeste goiano era completamente desabitado, iniciou-se com entrada dos primeiros desbravadores em 1832.
O fato da região não registrar ocorrências minerais importantes, fez com que os desbravadores se motivassem pelas terras férteis, notadamente as que se localizam na bacia do Rio Paranaíba, divisa com o Estado de Minas Gerais.
As condições favoráveis viabilizaram a exploração agropastoril, que se constituiu como base para a implantação do município no decorrer do tempo. Atualmente, Quirinópolis está em franco desenvolvimento, com expressivas taxas de crescimento, com expansão das atividades econômicas e melhoria de sua infra-estrutura econômica e social.
É neste cenário que o Grupo Maqnelson está implantando mais uma nova loja, com inauguração dia 17 de Janeiro de 2009.
Uma demonstração de fé e confiança no empreendedorismo regional, levando nossos serviços e produtos mais perto dos agricultores de Quirinópolis.
2009
Ituiutaba é hoje um pólo regional, atendendo com serviços variados a região do Pontal do Triângulo Mineiro, centro de referência para os municípios de Capinópolis, Santa Vitória, Gurinhatã, Canápolis e Cachoeira Dourada.
Tem no agronegócio (agricultura da soja e milho e pecuária de Corte e leite) e na prestação de serviços (comércio variado, advocacia, assessoria e consultoria de informática, etc) seus principais elementos e fonte de divisas.
Crescendo e se desenvolvendo como nunca, Ituiutaba já tem encontro marcado com as novas instalações da Maqnelson. A área adquirida já está sendo preparada para receber uma grande loja, com espaço compatível com o volume de negócios gerados na região. Em 2010, vamos fazer mais junto com os agricultores de Ituiutaba e região.
2012
São Gotardo é um município brasileiro do estado de Minas Gerais, localizado na mesorregião do Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba. Sua população estimada em julho de 2010 é de 31.819 habitantes de acordo com o IBGE. Possui grande número de descendentes japoneses que migraram nos anos 1970 devido ao programa federal PADAP (Programa de Assentamento Dirigido do Alto Paranaíba).
Desde o início dos anos 2000, o município de São Gotardo detém uma das maiores taxas de crescimento populacional de toda a região do Alto Paranaíba, fator relacionado a grande oferta de trabalho local, somada a alta remuneração de seus trabalhadores, o que tem contribuído para uma escassez de mão de obra.
A produção agrícola é conhecida pela alta produtividade por hectare, superando padrões norte-americanos de rendimentos por área.
Fale conosco
Para solicitar mais informações, por favor, preencha o formulário abaixo que entraremos em contato rapidamente.